Mais de 100 castanheiros vandalizados na Lagoa

Data:

No dia 21 de janeiro, Maria Emília do Paço, da Lagoa, na freguesia de Bornes de Aguiar, encontrou um dos seus soutos completamente vandalizados. Cerca de 100 castanheiros apresentavam vários cortes de motosserra ao longo do tronco, um ato que a proprietária diz ser “puro vandalismo”.

“Eram castanheiros com mais de 30 anos e eram a fonte de rendimento da minha família. Curiosamente nenhum dos castanheiros estava no chão, tinham apenas cortes bastante fundos ao longo do tronco o que vai fazer com que as árvores sequem por completo. Com os ventos fortes que se fizeram sentir, algumas das árvores cortadas já começaram a tombar”, relatou Maria Emília, ao Notícias de Aguiar.

Na Serra da Padrela, uma zona com elevada produtividade para a cultura da castanha, a agricultora tem cerca de seis soutos, mas conta que aquele tem bons acessos, o que terá levado os criminosos a optar por aquele terreno na hora de causarem os estragos.

A proprietária diz não suspeitar do autor do crime ou as motivações que levaram a cometer tal ato e acredita que “não foi ninguém da aldeia, mas também não devem ter sido de muito longe”.

“Isto foi um grande constrangimento para a minha família, mas em especial para o meu marido. Temos que ter esperança nas autoridades”, confessou.

Maria Emília já comunicou o caso às autoridades locais competentes, que estão a investigar o crime.

A família da proprietária deixou ainda o apelo: “se alguém souber de alguma coisa suspeita, pedimos, por favor, que entrem em contacto connosco ou com as autoridades”.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...