Membros do Projeto-Piloto no Alto Tâmega reconhecem boas práticas ambientais em Vila Pouca de Aguiar

Data:

Durante a manhã do dia 30 de março, um grupo composto por elementos da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, dos municípios de Ribeira de Pena, Chaves e Valpaços, da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), da Polícia Judiciária e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), conheceram parte do “Percurso do Pastoreio Sustentável e da Gestão da Paisagem” do projeto LIFE Maronesa, na aldeia de Souto, em Vila Pouca de Aguiar.

Esta visita decorreu no âmbito de uma reunião do Projeto-Piloto no Alto Tâmega, que decorreu em Vila Pouca de Aguiar, onde os participantes tiveram a oportunidade de identificar boas práticas existentes no território, através de um programa de visitação ao LIFE Maronesa.

O projeto LIFE Maronesa visa favorecer a regressão do abandono de pastagens de montanha, através do modo de produção de Maronesa, em terrenos baldios, ajudando a implementar a estratégia da UE de adaptação às alterações climáticas.

O projeto-piloto do Alto Tâmega engloba os municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Este é um dos três Projetos Pilotos, aprovados em Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2021, para 3 regiões selecionadas, com o objetivo de testar o funcionamento do SGIFR, nomeadamente no que diz respeito, aos recursos e processos do modelo, com especial foco no modelo de governança, na especialização das equipas da Gestão Fogo Rural no terreno e na adaptação das Forças de Proteção Civil ao novo sistema.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Mostra Gastronómica colocou à mesa a trilogia dos produtos de outono

Cabrito, castanhas e cogumelos, foram os três produtos estrela...

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...