Missão País passou por Vila Pouca de Aguiar

Data:

Após três anos sem visitar Vila Pouca de Aguiar, 54 jovens missionários do projeto “Missão País” voltaram às terras aguiarenses em ano de integração e 2024 será o ano da despedida.

A atividade é dividida em três estágios em que os missionários estão durante três anos consecutivos no mesmo local. O primeiro ano é de integração, o segundo de mais interação com as pessoas e instituições e o terceiro de despedida, mas os missionários querem voltar mais anos para dar cumprimento pleno à missão.

O projeto “Missão País”, que todos os anos reúne tantos jovens, nasceu em 2003 através de um grupo de amigos estudantes da Universidade Nova de Lisboa, que decidiu viajar uma semana para um local fora da sua área, seguindo o exemplo da “Grande Missionária” (Nossa Senhora) para falar sobre Jesus.

“Por causa da pandemia, a primeira vez que cá estive foi em 2020 e, passados três anos, aconteceu muita coisa, muitas pessoas que tínhamos conhecido infelizmente já não estão cá, outras não se lembram bem de nós nem da nossa missão. Agora, criam laços com os missionários novos e só dois anos não chegam. Estamos a pensar pedir para voltar a Vila Pouca de Aguiar mais três anos além do ano que nos falta. Ou seja, seria seis anos na mesma terra e isso nunca aconteceu, mas acho que é necessário porque senão, basicamente, só haveria o ano de integração e despedida”, afirmou António, jovem missionário.

Diana, missionária pela primeira vez, concorda com António: “é o meu primeiro ano como missionária e já conheci aqui muitas pessoas com quem criei laços que não quero que se estruturem apenas em dois anos. Concordo que haja mais três anos de missão, não somos apenas nós que sentimos isso, mas, também, as pessoas e instituições com quem estamos a conviver”.

Os jovens ainda não tinham ido embora, mas as pessoas que conviveram com eles já sentiam saudades, como é o caso da Dona Conceição. “Estes jovens fizeram bastante por mim, deram cor à minha vida durante esta semana, passei momentos muito bons com eles que recordarei sempre, desde o primeiro dia que lhes abri as portas de minha casa e eles sabem que podem aparecer sempre que quiserem, são jovens bastante queridos e a nossa vila precisa deles aqui a cumprir a missão de Jesus”, contou.

Por terras aguiarenses, os jovens concretizaram a missão que têm com sucesso pois, em apenas uma semana, conseguiram acompanhar e ouvir muitas pessoas e através da mensagem de Jesus transmitir-lhes fé e esperança.

Joana Marques

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...