Planos Municipais de Ordenamento do Território publicados no Observatório do Alto Tâmega

Alto Tâmega

Observatório de dados do Alto Tâmega conta com mais três Planos Municipais de Ordenamento do Território publicados. Esta é uma plataforma de partilha e gestão da informação, em rede, assente numa Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), para a Região do Alto Tâmega, com a capacidade de agregar e tratar todo o tipo de informação, num único canal.

O Observatório do Alto Tâmega está disponível em https://sig-altotamega.pt/ e possui, neste momento, para consulta 128 camadas e 15 mapas, de acesso livre. Recentemente foram publicados três Planos Municipais de Ordenamento do Território, nomeadamente: o Plano de Urbanização de Boticas (https://sig-altotamega.pt/maps/587), o Plano diretor Municipal de Montalegre – 1ª Revisão (https://sig-altotamega.pt/maps/597) e o Plano de Pormenor de Intervenção no Espaço Rústico da Área de Exploração Consolidada de Recursos Geológicos de Pedras Salgadas (https://sig-altotamega.pt/maps/557).

Na plataforma é possível consultar composições mapa com as camadas relativas ao instrumento de ordenamento territorial, bem como documentação e regulamentos que norteiam o instrumento de ordenamento territorial.

O objetivo principal do IDE do Observatório do Alto Tâmega, é a possibilidade de: Fomentar a criação de fluxos de trabalho de produção e atualização da informação, e a criação de redes de utilizadores técnicos, os quais beneficiarão das redes de conhecimento e partilha de informação; Facilitar o processo de tomada de decisão por parte dos decisores políticos; E fornecer informação aos cidadãos.

A arquitetura do software da plataforma foi definida em função de um conjunto de eventuais necessidades de informação, cruciais para uma resposta mais eficiente. Estas deram origem a um conjunto de categorias como: Economia, Ambiente, Elevação, Mapas Base, Localização, Planeamento e Cadastro, População, Edificado, Transportes, entre outras.

O Observatório do Alto Tâmega resulta da candidatura ao aviso NORTE-50-2016-12 – Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos.

Local

Menu