Planos Municipais de Ordenamento do Território publicados no Observatório do Alto Tâmega

Data:

Observatório de dados do Alto Tâmega conta com mais três Planos Municipais de Ordenamento do Território publicados. Esta é uma plataforma de partilha e gestão da informação, em rede, assente numa Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), para a Região do Alto Tâmega, com a capacidade de agregar e tratar todo o tipo de informação, num único canal.

O Observatório do Alto Tâmega está disponível em https://sig-altotamega.pt/ e possui, neste momento, para consulta 128 camadas e 15 mapas, de acesso livre. Recentemente foram publicados três Planos Municipais de Ordenamento do Território, nomeadamente: o Plano de Urbanização de Boticas (https://sig-altotamega.pt/maps/587), o Plano diretor Municipal de Montalegre – 1ª Revisão (https://sig-altotamega.pt/maps/597) e o Plano de Pormenor de Intervenção no Espaço Rústico da Área de Exploração Consolidada de Recursos Geológicos de Pedras Salgadas (https://sig-altotamega.pt/maps/557).

Na plataforma é possível consultar composições mapa com as camadas relativas ao instrumento de ordenamento territorial, bem como documentação e regulamentos que norteiam o instrumento de ordenamento territorial.

O objetivo principal do IDE do Observatório do Alto Tâmega, é a possibilidade de: Fomentar a criação de fluxos de trabalho de produção e atualização da informação, e a criação de redes de utilizadores técnicos, os quais beneficiarão das redes de conhecimento e partilha de informação; Facilitar o processo de tomada de decisão por parte dos decisores políticos; E fornecer informação aos cidadãos.

A arquitetura do software da plataforma foi definida em função de um conjunto de eventuais necessidades de informação, cruciais para uma resposta mais eficiente. Estas deram origem a um conjunto de categorias como: Economia, Ambiente, Elevação, Mapas Base, Localização, Planeamento e Cadastro, População, Edificado, Transportes, entre outras.

O Observatório do Alto Tâmega resulta da candidatura ao aviso NORTE-50-2016-12 – Promoção das TIC na Administração e Serviços Públicos.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...