Sabores da Vreia: uma marca de compotas para os paladares mais variados 

Data:

Na freguesia de Vreia de Jales, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, encontram-se gentes dotadas de sabedoria e de dons para todos os ofícios. Nesta edição do jornal Notícias de Aguiar fomos conhecer os “Sabores de Vreia” que, pelas mãos de Céu Notário, enchem os olhos e o paladar dos mais gulosos. 

Compotas e doces há muitos, mas nenhum se compara à irreverência de sabores e à mistura de produtos que Céu Notário coloca dentro dos seus frascos. Beterraba em molho agridoce ou figo com vinho do porto, são alguns dos sabores que a marca “Sabores da Vreia” tem para o oferecer. 

A ideia nasceu há cerca de um ano quando, “depois do empurrão do filho”, a produtora decidiu definitivamente criar uma marca para apresentar nas feiras de produtos locais no concelho aguiarense. 

“Já fazia compotas para um senhor que tem um restaurante no Porto e depois comecei a fazer mais para consumir em casa e o meu filho deu-me o empurrão para começar a vender nas feiras”, contou Céu Notário. 

Decidida a mostrar ao mundo as explosões de sabores que cada frasco guarda, no ano passado, a convite da autarquia, marcou presença no Mercado de Natal e o feedback das pessoas “foi muito positivo”. 

“Depois de perceber que as pessoas realmente gostavam das minhas coisas decidi tratar da licença para legalizar a minha marca. Foi algo que me deu bastante trabalho, mas agora já estou com tudo em dia para vender”, adiantou. 

Após as presenças no Mercado de Vila Pouca de Aguiar, na Mostra Gastronómica e no Xantar de Ourense, em Espanha, Céu Notário tem ouvido as opiniões dos clientes e define alguns dos seus produtos como “um sucesso”. 

“A compota de chila com vinho do porto foi um sucesso em todas as feiras, mas a minha compota de castanha foi muito apreciada em Ourense. Os espanhóis adoraram”, contou. 

No entanto, uma das compotas mais irreverentes dos Sabores da Vreia, mas também a mais apreciada é, sem dúvida, a compota de cebola. “Tem um sabor muito intenso e nem toda a gente consegue apreciar, mas tenho vendido muito bem”. 

Uma marca com produtos sazonais 

Apesar da validade das compotas e geleias se alargar muito no tempo e de serem produtos de conserva, Céu Notário também vende outras coisas, consoante “a época do ano”. 

“Tenho licores e azeites aromatizados, mas também vou fazendo bolinhos com os produtos que vou tendo”, contou. 

Além do azeite, um bem que não se produz no concelho de Vila Pouca de Aguiar, os restantes produtos vêm diretamente da horta e dos terrenos de Céu Notário, o que os torna ainda mais especiais. 

Agora, além das presenças no Mercado Municipal de Vila Pouca de Aguiar, principalmente nos dias de feira, a marca pode ser encontrada na página do Facebook “Sabores da Vreia”. 

“Trabalho muito por encomenda e a página do Facebook ajudou muito nas vendas”, contou a produtora. 

Mas, os Sabores da Vreia não se ficam por aqui e Céu Notário promete outros sabores e compotas mais variadas no futuro, com a irreverência que lhe é característica. 

Daniela Parente 

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...