Tresminas: visita técnica a áreas de pinheiro-bravo tratadas com fogo controlado

Data:

Decorreu na manhã da passada sexta-feira, dia 21 de agosto, uma visita técnica a áreas de pinheiro-bravo tratadas com fogo controlado ao longo do último ano, na freguesia de Tresminas. Durante a visita foi possível observar três intervenções distintas, sendo que a primeira decorreu numa área de regeneração natural de pinheiro-bravo, a segunda numa área de pinheiro-bravo adulto resinada pós-fogo e a terceira numa área de pinheiro-bravo adulto antes e pós-fogo.

A Giff – Gestão Integrada e Fomento Florestal, em parceria com a Aguiarfloresta e a Junta de Freguesia de Tresminas, enquanto entidade gestora do Agrupamento de Baldios, tem realizado várias ações de fogo controlado em povoamentos de pinheiro-bravo, sendo este o tipo de área mais representativo da região do Alto Tâmega, onde existe uma grande necessidade de intervir nestes povoamentos e onde o uso do fogo de forma correta pode ser uma importante ferramenta de trabalho.

A visita técnica teve como objetivo alterar a visão do fogo controlado em relação ao que é geralmente visto por parte da população.

“O fogo é visto como algo negativo, mas se for devidamente utilizado e em circunstâncias muito especificas e parâmetros bem ponderados e definidos por pessoas que já têm alguma experiência nessa área, pode ser uma ferramenta muito útil para se utilizar nestas manchas de pinhal bravo, tão característicos nesta região. O essencial é proteger estas áreas assim como os restantes setores de atividade como a resina e os cogumelos”, explicou Marco Ribeiro da Raízes In., empresa responsável pelas ações de fogo controlado naquela área.

Reportagem completa na edição nº 295 do Notícias de Aguiar, esta semana nas bancas.

Daniela Parente

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...