Vantagens do lítio foram destaque em webinar

Alto Tâmega

A Savannah Lithium promoveu na segunda-feira, dia 14, uma webinar com o tema “Exploração Mineira Responsável e Sustentável: uma Oportunidade Chamada Lítio”.

Na webinar, que decorreu no âmbito do projeto da Mina do Barroso, participaram David Archer, diretor executivo da Savannah Lithium, Luís Mira Amaral, professor catedrático no Instituto Superior Técnico, Sérgio Rodrigues, diretor executivo da empresa portuguesa Meeter Boost, Ros Lund, especialista em minas no Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido, e Lluis Molina, diretor de Desenvolvimento de Negócio na Aliança Europeia de Baterias.

Em debate esteve o projeto de exploração mineira da Savannah Lithium no concelho de Boticas, numa época em que, a nível europeu, o grande desafio consiste em ser mais forte pós pandemia da COVID-19, investindo numa economia circular e mais eficiente na utilização dos recursos.

Os intervenientes referiram que a exploração de minerais no concelho de Boticas é uma boa oportunidade, não só para o concelho, para o país, mas também para a Europa. Foi ainda salientado nesta webinar o facto de cada vez mais se investir em carros elétricos, no entanto, as pessoas permanecem relutantes à construção de uma mina, na qual é extraído o lítio, mineral essencial na fabricação de baterias.

A Savannah Lithium destaca as “boas práticas ambientais exemplares a nível mundial” do projeto da Mina do Barroso, bem como a “eficiência energética, a redução da pegada ambiental e a eliminação ou mitigação de quaisquer impactos ambientais e sociais em todas as etapas da operação”. A nível económico, a exploração mineira irá gerar mais emprego e dinamismo na região, sendo isto sinónimo de crescimento e de aumento do valor bruto de produção anual e do PIB (Produto Interno Bruto).

Últimos vídeos

Menu