Vila Pouca de Aguiar prepara Operações Integradas de Gestão da Paisagem

Local

Na passada terça-feira, dia 9 de novembro, decorreram nas instalações do Régia Douro Park, em Vila Real, as primeiras reuniões sobre as Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP).

Estas reuniões dinamizadas pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em conjunto com a Direção Geral do Território envolveram as Entidades Gestoras das AIGP aprovadas e os respetivos municípios, onde se inclui Vila Pouca de Aguiar.

Com o objetivo de preparar as Operações Integradas de Gestão da Paisagem, este projeto pretende promover a gestão e exploração comum dos territórios agroflorestais em zonas de minifúndio e de elevado risco de incêndio.

O ICNF está comprometido com este projeto na medida em que assume um papel preponderante para a transformação de uma paisagem mais resiliente à ocorrência de incêndios rurais, protegendo, valorizando e transformando a vulnerabilidade em valor.

De referir que a Aguiarfloresta – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar e o presidente do município aguiarense, Alberto Machado, estiveram presentes nesta reunião.

Local

Menu