Visitas aos cemitérios nos Santos: autarquia desaconselha romagem aos grupos de risco

Data:

No dia 1 de novembro, celebra-se anualmente o Dia de Todos os Santos com o intuito de evocar a memória de todos os santos e mártires. No entanto, é neste dia (ou fim de semana), que por ser feriado, véspera do dia de Finados, muitos antecipam a ida ao cemitério para prestarem homenagem a familiares e amigos já falecidos. É a oportunidade para que centenas de pessoas cumpram a tradição de limpar as campas, encher as jarras de flores, acender uma vela e rezar junto dos túmulos dos seus entes queridos.

No entanto, em tempo de pandemia de Covid-19 e com as restrições impostas à circulação durante o presente fim de semana, o presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, apelou aos aguiarenses mais idosos ou pertencentes a grupos de risco que não visitem os cemitérios nestes dias. “Deixamos aqui um apelo, principalmente aos grupos de risco, para que não vão, nestes dias, aos cemitérios”, sublinhou.

Há, ainda, um conjunto de medidas que serão tomadas nestes locais de culto. “É importante relevar que todas as juntas de freguesia, porque os cemitérios não são geridos pela Câmara Municipal, com o apoio da Proteção Civil, fizeram um plano de contingência a aplicar nestes dias nos cemitérios. O ótimo é que não exceda um elemento por cada 20 metros quadrados e haverá, ainda, uma posição ativa dos representantes das juntas de freguesia na verificação das medidas de prevenção à Covid-19 (desinfeção das mãos, distanciamento e uso de máscara obrigatório) nos cemitérios”, informou Alberto Machado.

Isto acontece numa altura em que o concelho de Vila Pouca de Aguiar regista cerca de meia centena de casos ativos. Além disso, segundo foi divulgado na última reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil, existe atualmente um elevado risco de contágio neste território. “Segundo a Saúde Pública, por cada doente de Covid-19 no concelho, os potenciais contágios são superiores aos restantes concelhos do Alto Tâmega. Fica, portanto, o apelo para que os munícipes evitem momentos de convívio social durantes estes dias”, conclui o autarca.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...