A Caminhada da Primavera voltou a Tourencinho

Desporto

São Pedro ameaçou com chuva, mas as preces fizeram-se ouvir e chegou uma manhã de domingo com temperatura amena, embora um pouco nublada. Resumindo, estava um dia fantástico para uma caminhada. Pelas 8h30, começaram a chegar os primeiros de muitos caminheiros, mais de uma centena que deram corpo à 20ª Caminhada da Primavera, organizada pela Associação Tourencius dos Xudreiros.

Depois de cumpridas as formalidades das inscrições deu-se início à caminhada. Desta feita, os caminheiros deliciaram-se com trilhos a ladear os antigos moinhos da aldeia, até ao alto da Serra da Falperra, podendo apreciar as 7 fragas, eleitas uma das Maravilhas Naturais do Concelho de Vila Pouca de Aguiar. A natureza mostrou todo o seu encanto na complexidade de cores das flores, que dão alimento às abelhas cujo trabalho árduo culmina num produto de excelência, o MEL. Do alto da serra, os caminheiros puderam contemplar o Vale de Aguiar e a Serra do Alvão, avistando também ao longo o ancestral Castelo de Aguiar. Alguém dentro do grupo afirmou que “a paisagem é tirar o fôlego”. O reforço da manhã foi servido no alto da serra, junto à fonte das pastagens do Lameirão, recentemente renovadas, onde também foi possível observar a Anta do Alto do Lameirão.

Por volta das 13 horas, o almoço, bem merecido, foi servido no espaço exterior da sede da Associação Tourencius dos Xudreiros, permitindo que no final o convívio se prolonga-se pela tarde dentro, entre dois dedos de conversa, um jogo de cartas e um pezinho de dança.

A Associação Tourencius dos Xudreiros agradece, nomeadamente, Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Junta de Freguesia de Telões, Conselho Diretivos dos Baldios de Tourencinho, Centro Social Nossa do Extremo, Jornal Noticias de Aguiar, Gráfica Aguiarense e Padaria e Pastelaria Carrica, que apoiaram a organização deste evento e a todos quantos nela participaram, esperando que nos visitem nos próximos eventos da nossa Associação.

Local

Menu