Parceria permite o acesso remoto a serviços de saúde nas Juntas de Freguesia

Data:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro e Município de Vila Pouca de Aguiar estabeleceram acordo de parceria na área da saúde

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) e o Município de Vila Pouca de Aguiar criaram uma parceria com o objetivo de levar um serviço digital (myCHTMAD) às freguesias do concelho, permitindo aos utentes o acesso a serviços básicos de saúde de forma remota.

Este novo serviço digital, que estará disponível nas sedes das Juntas de Freguesia, permitirá o acesso à agenda de consultas do doente, a possibilidade de alteração ou desmarcação de consultas, bem como informação sobre tratamentos ou exames médicos, pedido de receitas, pedido de informação clínica, entre outros.

“Deste modo, para além das formas tradicionais de acesso do utente ao CHTMAD, nomeadamente por telefone ou presencialmente, é possível aumentar a acessibilidade do utente aos seus serviços através dos meios tecnológicos atualmente ao nosso dispor, mitigando os efeitos negativos da interioridade e da dispersão geográfica do território”, sublinhou Manuela Castanheira, vereadora do município com o pelouro da saúde.

Todas as Juntas de Freguesia, que poderão ajudar os utentes na utilização deste recurso digital através de mediadores/facilitadores, “terão a responsabilidade de participar ativamente no envio de sugestões de melhoria da aplicação que permitam o seu melhor enquadramento na resposta às necessidades da população, identificando problemas ou sugerindo o desenvolvimento de novos serviços”.

Para Eurico Gaspar, diretor do Serviço de Pediatria e Neonatologia do CHTMAD, está “é uma nova forma de comunicação entre o hospital e os seus utentes”. “Aquilo que estamos a fazer é criar uma maior proximidade através das novas tecnologias. Estamos a permitir que os utentes possam entrar em contacto com o hospital e fazer determinado tipo de tarefas que normalmente obrigavam a um telefonema ou a vinda presencial ao hospital. No fundo é levar o hospital à porta das pessoas”, explicou, destacando o papel e a importância que as juntas têm neste processo.

De referir que o My CHTMAD é uma aplicação que está disponível para qualquer utente e pode ser descarregada gratuitamente no telemóvel através das plataformas Google Store, APP Store e no computador ou tablet através do link: https://my.chtmad.min-saude.pt. O utente pode fazer o seu registo com a chave móvel digital ou com o número de telemóvel e número de utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Reportagem completa na edição de 17 de maio do Notícias de Aguiar

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...