Anunciado plano de intervenção para resolver abatimentos de Campo de Jales

Data:

Após várias reuniões entre a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a câmara de Vila Pouca de Aguiar, foi desenvolvido um plano cujas intervenções devem estar concluídas daqui a seis meses.

O presidente da câmara municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, anunciou hoje que o plano de intervenção para resolver o problema dos abatimentos na antiga zona mineira de Jales.

Após várias reuniões entre a Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a câmara de Vila Pouca de Aguiar, foi desenvolvido um plano, cuja primeiras intervenções, deverão começar daqui “a seis meses”.

Recorde-se que os alertas da população de Campo de Jales e das autarquias (câmara e junta) repetem-se desde 2015. No bairro mineiro e por cima das galerias das antigas minas de ouro verificaram-se abatimentos e, em 2019, foi interditada a estrada municipal 1121-1, via de acesso a Campo de Jales, a Cidadelha de Jales e Reboredo de Jales.

As minas de Jales deixaram 16 galerias, quatro quilómetros de extensão e 600 metros de profundidade.

O projeto possibilitará a reabertura da via municipal ao trânsito e o uso dos quintais e terrenos das casas onde foram também detetados abatimentos.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...