Homem identificado por incêndio florestal em Tresminas

Data:

O Comando Territorial da GNR de Vila Real, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Vila Real, ontem, dia 17 de março, identificou dois homens de 53 e 63 anos por incêndio florestal, em duas situações distintas, no concelho de Mondim de Basto e de Vila Pouca de Aguiar.

Na primeira situação e no seguimento de um alerta de incêndio florestal na freguesia de Vilar de Ferreiros, no concelho de Mondim de Basto, os elementos do NPA deslocaram-se de imediato para o local onde apuraram que o incêndio teve origem numa queima de sobrantes florestais que se descontrolou, tendo consumido cerca de um hectare de mato.

No segundo caso, na freguesia de Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, os elementos do NPA identificaram um indivíduo de 63 anos, suspeito da autoria do incêndio florestal que consumiu cerca de um hectare e meio de mato.

Os factos foram remitidos para os Tribunais de Mondim de Basto e Vila Pouca de Aguiar.

A proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das prioridades da GNR, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda da vida humana e na segurança do património de Portugal e dos portugueses.

A GNR relembra que as queimas de sobrantes são uma das principais causas de incêndios em Portugal. Em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia.

Para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...