Aprovado plano de exploração de água mineral natural no Cardal

Data:

A Direção-Geral de Energia e Geologia aprovou o Plano de Exploração de água mineral natural no Cardal, em Sabroso de Aguiar. A Câmara foi informada pela DGEG, em carta rececionada a 26 de maio, da aprovação do recurso mineral do Cardal pela exploração de um litro de água por segundo (1L/S).

De acordo com o contrato de concessão de exploração da água mineral natural, a água “será explorada para fins de termalismo a partir desta captação e de outras que forem realizadas e legalizadas no âmbito da aprovação/revisão do Plano de Exploração”. A área de exploração concedida é de 72,5 hectares e o prazo inicial da concessão é de 50 anos.

A decisão surge na sequência da contestação, por parte da empresa concessionaria da exploração das Águas das Pedras Salgadas, que levou a que Direção-Geral de Energia e Geologia coordenasse uma equipa técnica com representantes das entidades envolvidas no conflito, tendo agora decidido pela exploração da água do Cardal.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, fez o ponto de situação e informou que “já está em adjudicação um segundo furo que vai garantir a exploração deste recurso hidromineral”.

A Direção-Geral de Energia e Geologia informou, ainda, que deverá ser instalado um sistema de monitorização “no prazo de 12 meses”.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Câmara recupera património e abre novo albergue em Sabroso de Aguiar

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar inaugurou...

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...