Aprovado plano de exploração de água mineral natural no Cardal

Data:

A Direção-Geral de Energia e Geologia aprovou o Plano de Exploração de água mineral natural no Cardal, em Sabroso de Aguiar. A Câmara foi informada pela DGEG, em carta rececionada a 26 de maio, da aprovação do recurso mineral do Cardal pela exploração de um litro de água por segundo (1L/S).

De acordo com o contrato de concessão de exploração da água mineral natural, a água “será explorada para fins de termalismo a partir desta captação e de outras que forem realizadas e legalizadas no âmbito da aprovação/revisão do Plano de Exploração”. A área de exploração concedida é de 72,5 hectares e o prazo inicial da concessão é de 50 anos.

A decisão surge na sequência da contestação, por parte da empresa concessionaria da exploração das Águas das Pedras Salgadas, que levou a que Direção-Geral de Energia e Geologia coordenasse uma equipa técnica com representantes das entidades envolvidas no conflito, tendo agora decidido pela exploração da água do Cardal.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, fez o ponto de situação e informou que “já está em adjudicação um segundo furo que vai garantir a exploração deste recurso hidromineral”.

A Direção-Geral de Energia e Geologia informou, ainda, que deverá ser instalado um sistema de monitorização “no prazo de 12 meses”.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...