Associação Vale de Aguiar promove “Concurso Literário Dr. António Gil”

Data:

A Associação Vale de Aguiar, com sede em Telões, está a promover um concurso literário que pretende homenagear a vida e obra do Dr. António Gil.

Personalidade brilhante que teve impacto na vida de muitos no nosso concelho, era um ser multifacetado, foi padre, professor, autarca e acima de tudo um homem de causas.

Como pároco na freguesia de Telões orientou o projeto difícil da construção da nova igreja. Dizemos difícil porque como muitos de vocês sabem os recursos económicos à época eram escassos.

Como professor podemos dizer que mudou, impactou a vida de centenas de aguiarenses, pois teve um papel fundamental na criação do colégio “Externato Duarte de Almeida”, que permitiu que muitos tivessem acesso à educação no seu concelho, na proximidade do seu lar e assim garantindo que conquistassem oportunidades de vida melhor. Como autarca foi um impulsionador do desenvolvimento concelhio.

Por tudo isto e por muito mais é que queremos que escrevam sobre ele, sobre o impacto que as suas ações tiveram nas vossas vidas ou no vosso concelho. Sobre alguma história ou episódio que tenham passado com ele, escrevam uma homenagem a este Homem da nossa terra que tantas benfeitorias realizou.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...