Autarcas dos seis concelhos do Alto Tâmega foram reeleitos

Alto Tâmega

Na região do Alto Tâmega, constituída pelos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, os seis autarcas dos respetivos concelhos foram reeleitos para os próximos quatro anos, na sequência do ato eleitoral autárquico do passado dia 26 de setembro.

Em Boticas, Fernando Queiroga foi reeleito, pelo terceiro mandato, pelo Partido Social Democrata (PPD/PSD). Os munícipes reelegeram o autarca, com 73,55% dos votos (2958 votos), o que permitiu conquistar quatro mandatos para a autarquia, contra um do Movimento Independente “Juntos por Boticas”, que alcançou 15,99 dos votos (643 votos).

O socialista Nuno Vaz foi reeleito presidente da Câmara Municipal Chaves para um segundo mandato. O candidato elegeu quatro vereadores, contra três do PSD/CDS-PP. O PS venceu no concelho flaviense, com 54,55 % da votação, e 12.989 votos. Francisco Tavares, que liderou a candidatura do PSD/CDS-PP, conquistou 36,43 % e 8.674 votos. A CDU conseguiu 3,19%%, com 760 votos e o Chega 2,10%, com 500 votos.

Já em Montalegre, Orlando Alves foi reeleito Presidente da Câmara, depois de ter vencido o terceiro ato eleitoral consecutivo. A vitória foi alcançada nas eleições autárquicas deste domingo (3.837 votos – 51,17%).

O PS ganhou em Ribeira de Pena com maioria absoluta, sendo reeleito João Avelino Noronha Rodrigues de Carvalho é o próximo presidente de Câmara. O PSD ganhou apenas a freguesia de Alvadia.

Em Valpaços, Amílcar Almeida foi reeleito e segue assim para um terceiro mandato pelo Partido Social Democrata por maioria absoluta (73,84%).

Em Vila Pouca de Aguiar, o PSD, liderado por Alberto Machado, conquistou 64,95% do eleitorado, com um total de 5.681 votos, contra 26,43% do Partido Socialista (PS), liderado por Octávio Rodrigues, com 2.312 votos. Com este resultado, o PSD conquista um vereador ao PS e elege, assim, cinco vereadores, contra dois do PS.

Local

Menu