Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar vai comemorar 20 anos

Local

A Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar vai comemorar 20 anos no próximo fim de semana. Nos dias 4, 5 e 6 de junho, dia em que foi oficialmente inaugurada, haverá momentos culturais, desde exposições, peças de teatro, espetáculos ao ar livre e a apresentação de um livro.

Na sexta-feira, dia 4 de junho, será inaugurada a exposição “Gotas de Cultura”, promovida pela RIBAT – Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Alto Tâmega. Será, ainda, apresentada a exposição documental “Biblioteca Municipal: 20 anos ao serviço da leitura e da comunidade”.

No sábado, dia 5 de junho, às 21h30, será a vez da Banda Musical do Pontido protagonizar um espetáculo de “ensemble” na área exterior do edifício da biblioteca.

O domingo, dia 6 de junho, será o ponto alto das comemorações. O programa prevê a apresentação, pelas 15 horas, do livro infantil “O gato pirete”, de Ana de Morais, seguindo da peça de teatro infantil “Diabos e diabritos num saco de mafarricos”, de Alexandre Parafita, pela Filandorra Teatro do Nordeste. À noite, pelas 21h30, será apresentada outra peça, desta feita “Histórias da vermelhinha”, de Bento da Cruz, protagonizada pela mesma companhia de teatro, também no exterior.

Espaço de leitura inaugurado em 2001

A Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar foi inaugurada a 6 de junho de 2001, pelo então presidente da Câmara, Carlos Ambrósio, na presença do Secretário de Estado da Cultura, João do Nascimento Batista. Esteve ainda presente o antigo Governador Civil do distrito de Vila Real, Artur Vaz, e o então Pároco de Vila Pouca de Aguiar, Padre Sebastião Esteves, que abençoou o momento.

A obra, executada por Arménio de Sousa Gonçalves, empresário local, teve um custo superior a um milhão de euros. Refira-se que perto de metade deste valor foi comparticipado pelo Estado.

Na ocasião, foi apresentado o livro “Tombo da Vila e Termo de Vila Pouca de Aguiar”, de Maria Olinda Santana, docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O músico vila-realense Luís Portugal, antigo vocalista dos Jafumega, protagonizou um concerto no exterior.

Algumas datas mais importantes:

– A 14 de abril de 2003, João Aguiar, autor da série juvenil “O Bando dos Quatro”, apresentou o livro “Uma Deusa na Bruma”;

– Os alunos de Vila Pouca de Aguiar, no âmbito das Olimpíadas da Leitura, conviveram com Ana Maria Magalhães, co-autora da série juvenil “Uma Aventura”, em fevereiro de 2004;

– Deslocou-se a Vila Pouca de Aguiar, a 13 de junho de 2008, o General Loureiro dos Santos, natural de Sabrosa, para apresentar o livro “Ameaça Global”;

– Em junho de 2009, Francisco Delgado Rosa veio de Lisboa para apresentar a obra biográfica do avô: “Humberto Delgado, biografia do general sem medo”;

– A 2 de abril de 2011, o deputado José Luís Ferreira, natural de Vila Pouca de Aguiar, apresentou na Biblioteca Municipal “Dez contos de réis e de gente”.

Fonte: Jornal “Mensagens Aguiarenses”, arquivo da Biblioteca Municipal

Local

Menu