Câmaras do Alto Tâmega são as que mais gastam, por aluno, em transporte escolar

Data:


As seis câmaras da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega são as que mais dinheiro gastam por aluno, no país, em transportes escolares. Contas feitas, gastam oito vezes mais do que as das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto para levar um aluno à escola.

De acordo com o “Jornal de Notícias”, o esforço já é muito desigual no país. Em 2018, as autarquias do Alto Tâmega pagaram 160 euros por aluno enquanto nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto o custo não chegou aos 20 euros.

Os municípios estão a gastar mais dinheiro com o transporte escolar e, no próximo ano letivo, a fatura deverá agravar-se, com necessidade de aumentar os circuitos adicionais, por força das restrições impostas pela pandemia de COVID-19.

O presidente da CIM Alto Tâmega, que é também presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves, diz que a autarquia gasta anualmente cerca de 800 mil euros com o transporte escolar, custo que deverá duplicar no próximo ano letivo.

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar tem uma despesa semelhante, a rondar os 800 mil euros, em média, por ano, tendo em conta o número de alunos, que é de aproximadamente 1100.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...