Chegou o Dia de São Martinho. Porquê as castanhas e o vinho?

Data:

Em pleno outono e com as folhas a formarem um manto de cores quentes pelas ruas, reza a lenta que o calor volta neste dia, regado por vinho e acompanho por castanhas. O verão de S. Martinho chegou hoje, dia 11 de novembro. Mas quem é este santo?

Reza a lenda que durante um outono particularmente frio na Europa, um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, regressava a casa quando encontrou um mendigo. O tempo era de tempestade e o mendigo pediu-lhe uma esmola. Ora, ao que tem vindo a ser contado, o cavaleiro, não tendo nada consigo, retirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com uma espada, e deu uma das metades ao mendigo.

Depois deste gesto, a tempestade terá desaparecido e o sol iluminou e aqueceu o espaço. Este dito “milagre” ficou conhecido como “o verão de São Martinho”. Facto é que, por várias vezes, os dias que antecedem o São Martinho são de sol e mais calor. Neste ano de 2020, curiosamente, trata-se de um dia de chuva e frio em várias zonas do país.

A 11 de novembro, o cavaleiro foi sepultado na cidade francesa de Tours, a sua terra natal, e por este motivo, a data foi a escolhida para celebrar o dia de São Martinho.

“No Dia de São Martinho, pão, castanhas e vinho!”. É seguindo este provérbio popular que se celebra o dia 11 de novembro em Portugal. De acordo com a tradição, são realizadas festas, os chamados magustos, em que, em redor de uma fogueira, se assam castanhas e, no caso dos adultos, se bebe água-pé, jeropiga e o vinho novo, produzido com as uvas apanhadas no verão.  

Esta é uma celebração que ocorre numa época de colheita da castanha. Por questões práticas, essa será a razão para se incluir a castanha no cardápio do dia. O mesmo acontece por se beber o chamado vinho de São Martinho, um vinho novo proveniente das vindimas de setembro e outubro.

Para culminar as histórias e mitos, há ainda quem diga que a origem dos magustos está no Dia de Todos os Santos, a 1 de novembro. Pensa-se que se preparavam mesas com castanhas para que os espíritos dos familiares que já haviam morrido aparecessem e as pudessem comer.

Por: Daniela Parente

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...