Covid-19: campanha de vacinação prossegue no Alto Tâmega

Alto Tâmega

A campanha de vacinação para a Covid-19, promovida pelo Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso, prossegue na região. Ao todo, já foram vacinados cerca de 200 profissionais de unidades de saúde, que corresponde a metade do número de colaboradores do ACES.

Também nas instituições com idosos e doentes paliativos a vacinação já arrancou. Na passada semana, foram vacinados utentes e funcionários de Estruturas Residenciais Para Idosos (ERPI), ou lares, e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI), dos concelhos de Valpaços e Montalegre, os territórios com maior número de casos de infeção por 100 mil habitantes, neste momento.

Segundo Laurentina Teixeira, diretora do ACES, nas próximas duas semanas serão vacinados os restantes profissionais (entre médicos, enfermeiros e administrativos) de unidades de saúde, mas também utentes e funcionários de lares, nos concelhos de Chaves, Boticas, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar. “Nas últimas duas semanas, administramos um total de mil vacinas: 800 em lares e UCCI e as restantes em trabalhadores de centros de saúde do ACES Alto Tâmega”, confirmou a diretora.

O concelho de Vila Pouca de Aguiar, por ser o que apresenta, neste momento, menos casos por 100 mil habitantes, relativamente aos seis concelhos do Alto Tâmega, será o último a vacinar. Prevê-se que, para a semana, sejam vacinados utentes e funcionários de dois lares do concelho que ainda não apresentaram casos de infeção por Covid-19.

(…)

Reportagem completa na edição nº 313 do Notícias de Aguiar.

Últimos vídeos

Menu