Savannah e Galp assinam acordo estratégico para o lítio

Data:

A Savannah Resources, que está a desenvolver o projeto da Mina do Barroso, anunciou esta terça-feira,  dia 12 de janeiro,  a assinatura de um acordo de princípio para o desenvolvimento de uma parceria estratégica com a Galp Energia para investir em projetos de lítio em Portugal.

Nos termos do acordo, ainda sujeito a aprovação final pelas partes envolvidas, a Galp vai investir cerca de 5,2 milhões de euros na aquisição de 10% na empresa portuguesa subsidiária da Savannah Resources.

As duas empresas estão também a avaliar, em regime de exclusividade, a possibilidade de assinatura de um contrato para a venda de 100.000 toneladas por ano de concentrado de lítio da Mina do Barroso, o que equivale a cerca de 50% da produção total anual. A concretizar-se, este acordo é um passo significativo para o desenvolvimento do projeto.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar a Galp como um potencial investidor e futuro parceiro estratégico no nosso projeto em Portugal e acreditamos que a Mina do Barroso terá um papel relevante na transição para a mobilidade elétrica na Europa”, afirma David Archer, CEO da Savannah Resources.

Segundo o mesmo responsável, “a Galp é uma das empresas líderes, a nível europeu, no setor da energia e das renováveis, com compromissos assumidos para a transição energética e certamente que a sua experiência em projetos de larga escala será relevante para se avançar com o desenvolvimento responsável e sustentável da Mina do Barroso”.

Em comunicado, a Savannah descreve a Mina do Barroso como um exemplo de sustentabilidade e inovação no setor mineiro português, onde tudo foi estudado aprofundadamente e está projetado com o maior rigor, desde a gestão da água à utilização da energia.

Este é o mais significativo projeto de exploração de espodumena de lítio na Europa Ocidental, sendo estruturante para a economia nacional e estratégico para reduzir a dependência deste mineral raro a nível da UE.

O projeto estima alimentar mais de 600.000 veículos elétricos através do lítio anualmente extraído das concentrações de espodumena existentes no local. Trata-se de um projeto que potenciará a instalação de toda a cadeia de valor das baterias de lítio em Portugal.

A Mina do Barroso é um projeto da Savannah Lithium, Lda, empresa subsidiária da Savannah Resources Plc., uma sociedade cotada na bolsa de valores de Londres AIM (London Stock Exchange) focada na prospeção e desenvolvimento de ativos mineiros em vários países do mundo.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...