Covid-19: volta a aumentar o número de casos ativos em Vila Pouca de Aguiar

Local

Os seis concelhos do Alto Tâmega apresentaram, ontem, um total de 143 casos ativos de doença por Covid-19, de acordo com o Boletim Epidemiológico nº 136, da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, publicado a 10 de outubro. 

O concelho de Montalegre tem neste momento 70 casos ativos, Chaves 47, Valpaços 21, Vila Pouca de Aguiar três, Boticas e Ribeira de Pena têm ambos um infetado.

A subida está relacionada com o número elevado de casos no concelho de Montalegre, em consequência de um surto que teve origem no lar de idosos de Salto, há uma semana. Neste momento, há casos de Covid-19 conhecidos em duas valências sociais, no Lar de Salto e na Santa Casa de Montalegre, em escolas básicas e secundária, na GNR de Salto e no Centro de Saúde de Montalegre.

De referir que há, ainda, 87 pessoas a aguardar resultado laboratorial e 138 contactos de casos confirmados que se encontram em vigilância ativa pelas autoridades de saúde. Para além disso, 124 estão recuperados e há a lamentar três óbitos, registados no concelho de Chaves.

Desde o dia 9 de março, foram notificados 270 casos confirmados do novo coronavírus na Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega. O número de casos confirmados por concelho pode não coincidir com o valor constante no relatório de situação divulgado diariamente pela Direção-Geral da Saúde, porque a Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso utiliza, na sua classificação, o concelho de residência habitual, enquanto a DGS utiliza o concelho de residência fiscal.

Autor

Menu