“Os Verdes” questionaram Governo sobre redução de horário no Centro de Saúde

Data:

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV), questionou o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a redução no horário de encerramento do Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar ao fim de semana, a partir de novembro, e a redução no número de médicos e enfermeiros nesta unidade que se verifica desde janeiro.

Em comunicado, o PEV informou que o Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar, que se encontra integrado no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Tâmega e Barroso, irá sofrer uma redução de horário no fim de semana, passando a encerrar às 16h.

Esta unidade dispunha de um horário de “consulta aberta”, ou consulta não programada, entre as 8h e as 22h, durante os dias da semana, e entre as 9h e as 20h durante o fim de semana. Entretanto, no contexto de pandemia de Covid-19, a “consulta aberta” do Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar sofreu uma redução no horário de encerramento, durante os dias da semana, passando a funcionar apenas até às 20h.

“O encerramento e a redução dos horários dos centros de saúde têm causado muitos constrangimentos à população, sobretudo para as pessoas que, residindo longe das grandes áreas urbanas, vive afastada dos centros de saúde, das unidades hospitalares de referência, e respetivos serviços de urgência”, acrescentou o PEV.

Para além de ainda não se encontrar reposto o horário de funcionamento da “consulta aberta” até às 22h, durante a semana, “Os Verdes” foram alertados para a possibilidade de o Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar sofrer uma nova redução do horário deste serviço, a partir do próximo mês.

Reportagem completa na edição nº 301 do Notícias de Aguiar, nas bancas esta semana.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...