Temperaturas atípicas de inverno originaram incêndios rurais no concelho de Vila Pouca de Aguiar

Data:

Devido às temperaturas altas que se fazem sentir em todo o território, nomeadamente no concelho de Vila Pouca de Aguiar, têm deflagrado vários incêndios pela região, uma situação pouco comum em pleno mês de janeiro.

Na última sexta-feira, dia 28 de janeiro, os Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar contabilizaram diversas ignições pelo concelho, sendo que as mais alarmantes tiveram lugar em Telões, Zimão e Gouvães da Serra.

“Estas ocorrências mobilizaram vários operacionais e todas elas meios aéreos”, explicou Hugo Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar, acrescentando que as temperaturas acima da média “se tornam propicias à origem de incêndios”.

Além disso, no sábado, dia 29 de janeiro, um incêndio em Freiria, na freguesia de Vila Pouca de Aguiar, preocupou os operacionais. “Tratou-se de um incêndio de origem desconhecida, na interface urbano-florestal, que teve início por volta das 12h12”.

De relembrar que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) proibiu este sábado a realização de queimas e queimadas a partir das 00h de domingo e até hoje, terça-feira, alertando para a manutenção do perigo de incêndio.

A ANEPC justifica a decisão com a previsão, por parte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, do “aumento da intensidade do vento que, em combinação com a continuação de tempo quente e seco, com temperaturas acima da média para esta época do ano, conjugado com o número de comunicações para a realização de queimas de amontoados e queimadas, podem dar origem a incêndios rurais”.

Segundo a ANEPC, os efeitos expectáveis passam pelo “aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais em consequência do aumento da intensidade do vento e da baixa humidade relativa do ar”.

Foto: Bombeiros Voluntários de Vila Pouca de Aguiar

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...