Apresentada nova ponte sobre o rio Tâmega em Capeludos

Data:

A atual ligação entre Capeludos de Aguiar e Sobradelo vai ficar submersa, mas haverá uma ponte nova para assegurar a circulação de pessoas e bens entre as localidades dos concelhos vizinhos de Vila Pouca de Aguiar e Boticas. Na apresentação do projeto à população, estiveram o presidente da Câmara, Alberto Machado, o autarca local, António Machado e David Bernardo, representante da empresa Iberdrola que é responsável pelos serviços afetados com obras do Sistema Eletroprodutor do Tâmega.

A ponte terá cerca de 170 metros lineares, a altura do tabuleiro será de 45 metros, haverá 500 metros de acessos em ambas as margens e o local escolhido dista cerca de meio quilómetro da atual ligação. Relativamente aos trabalhos, está em fase de estudo e projeto, e seguem-se prospeções, cadastro e contratação de empreiteiro até ao início de obra previsto para o primeiro trimestre de 2022 e a respetiva conclusão para o primeiro semestre de 2023.

Relativamente à travessia de Monteiros e Veral, os autarcas de Vila Pouca de Aguiar e Boticas continuam a lutar por uma nova ligação e foi referido que a Agência Portuguesa do Ambiente solicitou à Iberdrola que até ao final do ano apresentasse três sugestões para atenuar o desaparecimento da ponte que, na opinião dos autarcas, terá ser uma reposição de travessia entre as localidades.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...