“Cortina do Xi-Coração” devolve carinhos aos utentes, em segurança

Local

Os carinhos e abraços nos lares e residências seniores, que foram postos em pausa deste março deste ano, vão voltar a Pedras Salgadas. O Hotel Sénior das Romanas criou um espaço especial para que os familiares possam visitar os utentes na quadra natalícia que se aproxima e, por fim, abraçá-los.

“Querem trazer o espírito natalício aos nossos utentes? Venham dar um abraço!”. O anúncio surgiu na página do Facebook do Hotel Sénior das Romanas e, desde aí, “o telefone não parou de tocar”, segundo a diretora técnica deste espaço, a Dr.ª Isabel Carvalho.

Para que fosse conseguido um equilíbrio entre o carinho e as distâncias de segurança, foi criada a “Cortina do Xi-Coração. Uma abertura numa porta protegida, adaptada com plásticos, que permitem o aconchego do toque físico.

“Há muito tempo que os nossos idosos estão privados de ver os seus familiares e de haver um toque entre eles, então nós achamos que seria muito bom para eles criar esta cortina. Apesar de estarmos nesta fase pandémica, com os números a crescerem diariamente, achamos que em dezembro, com o chegar da época natalícia, tínhamos que fazer alguma coisa porque eles não têm visitas desde o dia 4 de setembro”, adiantou a diretora técnica.

Antes de poderem entrar neste “espaço dos abraços”, as visitas passam por um rigoroso processo de desinfeção e proteção, obedecendo aos protocolos de higiene e segurança. Depois, basta abraçar os familiares, ao fim de largos meses em que o contacto era mantido apenas por videochamada.

As visitas serão realizadas entre os dias 1 e 20 de dezembro. “Todas as famílias terão a oportunidade de fazer as visitas, pedimos apenas que se organizem e que marquem apenas um único dia e uma hora”.

Daniela Parente

Autor

Menu