Incêndios fora da época quente preocupam as autoridades

Alto Tâmega

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promoveu na manhã da passada quarta-feira, dia 31 de março, uma reunião com a autarquia de Montalegre e Entidades do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) para discutir ocorrências de incêndios fora da época quente.

Em conjunto com a autarquia, o ICNF realizou uma reunião das entidades que integram o Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais com o objetivo de analisar e discutir as ocorrências de incêndios rurais desde o início do ano neste concelho.

ParticiparAM nesta reunião além do ICNF e da Autarquia de Montalegre, a GNR, a ANEPC, a AGIF e as corporações de bombeiros locais e, ainda, o Grupo de Redução de Ignições da região norte, que integra elementos da Polícia Judiciária e da GNR.

Desde 1 de janeiro o concelho de Montalegre apresenta 125 ocorrências, sendo o concelho com o maior número de ocorrências a nível nacional seguido de Arcos de Valdevez com 48 ocorrências. Em termos de área ardida, Montalegre soma já mais de 1300 hectares.

A realização desta reunião de trabalho pretendeu abordar as causas destas ocorrências e perspetivar uma atuação conjunta das diferentes entidades, procurando soluções de proximidade que envolvam as populações locais.

Local

Menu