Missão Continente ilumina o Natal de Cubas

Data:

A Missão Continente está a acender luzes de Natal em 20 aldeias remotas portuguesas, uma por cada distrito, com o objetivo de fazer com que os residentes se sintam um pouco mais acompanhados nesta época, no âmbito da campanha ‘Luzes com Presença’ que visa combater a Solidão e o Isolamento Social. A ação simbólica começou em Cubas no passado dia 10 de dezembro, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

A propósito do acontecimento, Paulo Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Valoura, disse que “o calor proveniente junto da nossa gente é altamente reconfortante. A Missão Continente faz parte dos atos mágicos que circundam a época de Natal em Portugal. O combate à solidão e ao isolamento social é claramente de enaltecer e uma necessidade. Diariamente nós, Junta de Freguesia, estamos no terreno para manter a nossa gente mais próxima e digna. Em conjunto com a Câmara Municipal temos felizmente conseguido manter um critério de igualdade para todos. Hoje, temos a sensação de ter ganho uma nova força e esperemos que a campanha sensibilize de verdade, porque esta gente sabedora, genuína e resiliente merece sentir o calor e a magia no seu dia-a-dia. É com agrado, alguma nostalgia e forte sentido que este ano graças à Missão Continente o Natal começou na mítica aldeia de Cubas.”

São Mamede, em Arcos de Valdevez (Viana do Castelo); Meijoadela, em Cabeceiras de Basto (Braga); Paradinha de Besteiros, em Macedo de Cavaleiros (Bragança); Cubas, em Vila Pouca de Aguiar (Vila Real); Vinheiros, em Marco de Canaveses (Porto); Noninha, em Arouca (Aveiro); Cidadelhe, em Pinhel (Guarda) Campo Benfeito, em Castro Daire (Viseu); Souto do Brejo, em Pampilhosa da Serra (Coimbra); Álvaro, em Oleiros (Castelo Branco); Coelheira, em Figueiró dos Vinhos (Leiria); Ouguela, em Campo Maior (Portalegre); Freixoeirinhos, em Mação (Santarém); Vila Vedra, em Arruda dos Vinhos (Lisboa), Santa Margarida da Serra, Grândola (Setúbal); Jorumenha, em Alandroal (Évora); Alcaria dos Javazes, em Mértola (Beja); Cintados, em Tavira (Faro); Achada da Madeira, em S. Vicente (Madeira); Angra do Heroísmo (Açores) são as 20 localidades que serão iluminadas com luzes festivas pela Missão Continente.

Até 6 de janeiro de 2022, a campanha Luzes com Presença decorre em todas as lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super, de norte a sul do país e ilhas, através da venda de vales de 1€. O valor angariado reverte integralmente para financiar projetos de instituições com atuação nacional – SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e mais 9 instituições de atuação local* na área do combate e prevenção da Solidão e Isolamento Social.

Uma das instituições apoiadas pela campanha é o Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo, em Vila Pouca de Aguiar, a propósito do seu projeto Vila Mais Perto – Estratégia de combate ao isolamento não desejado, que ajuda a população através do apoio à mobilidade (deslocação à sede do concelho de forma gratuita), à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), apoio psicológico e de enfermagem.

Segundo Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, “continua a comover-nos a solidariedade dos Portugueses e a adesão às campanhas de solidariedade da Missão Continente. Esta campanha fará certamente a diferença nos projetos destas instituições que se dedicam a combater a Solidão e o Isolamento Social, algumas de atuação mais regional e local, que fazem toda a diferença nas comunidades que apoiam. Estamos sempre conscientes da nossa responsabilidade perante a sociedade civil e atuaremos sempre em prol da melhoria das condições de vida de todos os portugueses”.

As 11 instituições selecionadas* dedicam-se a desenvolver e levar a cabo ações concretas na área da prevenção e combate à Solidão e Isolamento Social como apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio, sessões de expressão plástica e musical para estimular competências cognitivas e emocionais, animais de companhia, visitas ao domicílio e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas, entre outras atividades e formas de ajuda especializada a quem mais precisa.

Para ajudar, basta adquirir um vale solidário de 1€ à venda nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super.

Adicionalmente, é possível contribuir das seguintes formas:

•  Transferência bancária para o IBAN (Santander) PT50 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências bancárias SEPA/Imediatas); NIB (Santander) 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências via ATM)

•  MBWay através do nº 937 07 07 07

•  Chamada de valor acrescentado através do nº 761 10 10 10

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Casa da Eira: retiro edílico transformado em alojamento local

O pós-pandemia despertou os viajantes para os encantos de...

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...