Missão Continente ilumina o Natal de Cubas

Data:

A Missão Continente está a acender luzes de Natal em 20 aldeias remotas portuguesas, uma por cada distrito, com o objetivo de fazer com que os residentes se sintam um pouco mais acompanhados nesta época, no âmbito da campanha ‘Luzes com Presença’ que visa combater a Solidão e o Isolamento Social. A ação simbólica começou em Cubas no passado dia 10 de dezembro, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real.

A propósito do acontecimento, Paulo Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Valoura, disse que “o calor proveniente junto da nossa gente é altamente reconfortante. A Missão Continente faz parte dos atos mágicos que circundam a época de Natal em Portugal. O combate à solidão e ao isolamento social é claramente de enaltecer e uma necessidade. Diariamente nós, Junta de Freguesia, estamos no terreno para manter a nossa gente mais próxima e digna. Em conjunto com a Câmara Municipal temos felizmente conseguido manter um critério de igualdade para todos. Hoje, temos a sensação de ter ganho uma nova força e esperemos que a campanha sensibilize de verdade, porque esta gente sabedora, genuína e resiliente merece sentir o calor e a magia no seu dia-a-dia. É com agrado, alguma nostalgia e forte sentido que este ano graças à Missão Continente o Natal começou na mítica aldeia de Cubas.”

São Mamede, em Arcos de Valdevez (Viana do Castelo); Meijoadela, em Cabeceiras de Basto (Braga); Paradinha de Besteiros, em Macedo de Cavaleiros (Bragança); Cubas, em Vila Pouca de Aguiar (Vila Real); Vinheiros, em Marco de Canaveses (Porto); Noninha, em Arouca (Aveiro); Cidadelhe, em Pinhel (Guarda) Campo Benfeito, em Castro Daire (Viseu); Souto do Brejo, em Pampilhosa da Serra (Coimbra); Álvaro, em Oleiros (Castelo Branco); Coelheira, em Figueiró dos Vinhos (Leiria); Ouguela, em Campo Maior (Portalegre); Freixoeirinhos, em Mação (Santarém); Vila Vedra, em Arruda dos Vinhos (Lisboa), Santa Margarida da Serra, Grândola (Setúbal); Jorumenha, em Alandroal (Évora); Alcaria dos Javazes, em Mértola (Beja); Cintados, em Tavira (Faro); Achada da Madeira, em S. Vicente (Madeira); Angra do Heroísmo (Açores) são as 20 localidades que serão iluminadas com luzes festivas pela Missão Continente.

Até 6 de janeiro de 2022, a campanha Luzes com Presença decorre em todas as lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super, de norte a sul do país e ilhas, através da venda de vales de 1€. O valor angariado reverte integralmente para financiar projetos de instituições com atuação nacional – SOS Voz Amiga e Cruz Vermelha Portuguesa – e mais 9 instituições de atuação local* na área do combate e prevenção da Solidão e Isolamento Social.

Uma das instituições apoiadas pela campanha é o Centro Social N. ª Sr.ª do Extremo, em Vila Pouca de Aguiar, a propósito do seu projeto Vila Mais Perto – Estratégia de combate ao isolamento não desejado, que ajuda a população através do apoio à mobilidade (deslocação à sede do concelho de forma gratuita), à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), apoio psicológico e de enfermagem.

Segundo Nádia Reis, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Social do Continente, “continua a comover-nos a solidariedade dos Portugueses e a adesão às campanhas de solidariedade da Missão Continente. Esta campanha fará certamente a diferença nos projetos destas instituições que se dedicam a combater a Solidão e o Isolamento Social, algumas de atuação mais regional e local, que fazem toda a diferença nas comunidades que apoiam. Estamos sempre conscientes da nossa responsabilidade perante a sociedade civil e atuaremos sempre em prol da melhoria das condições de vida de todos os portugueses”.

As 11 instituições selecionadas* dedicam-se a desenvolver e levar a cabo ações concretas na área da prevenção e combate à Solidão e Isolamento Social como apoio emocional especializado por telefone, apoio à inclusão digital (ferramentas básicas de comunicação), cuidados de saúde complementares gratuitos ao domicílio, sessões de expressão plástica e musical para estimular competências cognitivas e emocionais, animais de companhia, visitas ao domicílio e acompanhamento na realização de tarefas quotidianas, entre outras atividades e formas de ajuda especializada a quem mais precisa.

Para ajudar, basta adquirir um vale solidário de 1€ à venda nas lojas Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online e Meu Super.

Adicionalmente, é possível contribuir das seguintes formas:

•  Transferência bancária para o IBAN (Santander) PT50 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências bancárias SEPA/Imediatas); NIB (Santander) 0018 2392 01073969 020 35 (aplicável em Transferências via ATM)

•  MBWay através do nº 937 07 07 07

•  Chamada de valor acrescentado através do nº 761 10 10 10

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Dois dias de feira das cebolas para escoar os melhores produtos transmontanos

Cerca de meia centena de produtores de cebola irá...

 Pedras Sounds voltou a colocar Pedras Salgadas na rota dos festivais de Verão

Decorridos 12 anos desde a primeira edição do Pedras...

Festival Itinerante de Cultura no Planalto de Jales leva espetáculos a seis aldeias

FIC NO PLANALTO – 15 a 20 de julho “FIC...

“A minha Horta”: projeto da Santa Casa promove o contacto dos mais novos com a natureza

A Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de...