Propostas para Orçamento Participativo Jovem com votações abertas até ao próximo dia 6 junho

Data:

Vai de 4 de maio a 06 de junho o período de votações para escolher o projeto vencedor de mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem de Vila Pouca de Aguiar.

A votação decorre através da página de internet do município, onde os cidadãos naturais, residentes ou trabalhadores no concelho de Vila Pouca de Aguiar vão poder votar e escolher o seu projeto preferido.

Conheça as duas propostas a concurso:

Escutismo Com(n)vida

Proponente: Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento nº 1372 de Vila Pouca de Aguiar

Foi com o espírito de servir que foi fundado o Agrupamento de Escuteiros 1372 de Vila Pouca de Aguiar, o qual tem acolhido muitos jovens e os tem colocado ao corrente da filosofia de vida de Baden-Powell, procurando fazer com que estes façam a diferença e contribuam para “deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou”. Já se notam frutos deste trabalho, o que muito nos congratula. Neste momento o agrupamento de escuteiros sente necessidade de se adaptar às novas tecnologias, dotando as instalações de material informático e também material de apoio às atividades, de forma a continuar a conseguir captar crianças e jovens, e proporcionar-lhes uma formação de qualidade segundo os princípios de BP, que simultaneamente vá de encontro aos seus desejos e anseios. Concomitantemente poderá o agrupamento continuar a estar ao serviço da comunidade, respondendo de uma forma mais eficaz às solicitações que frequentemente lhe são dirigidas, e da mesma forma continuar a realizar atividades por iniciativa própria em prol dessa mesma comunidade. Por outro lado, as instalações gentilmente cedidas pela autarquia, neste momento estão com um grave problema de isolamento, pois toda a caixilharia precisa de ser substituída. Para diminuir o impacto dos dias mais frios, pretende-se dotar o espaço com equipamentos de climatização mais eficiente. Esta situação tem feito com que as nossas crianças e jovens trabalhem com pouco conforto. Pelo que foi dito, justifica-se a apresentação deste projeto, de forma a ser substituída o sistema de aquecimento e a ser dotado o agrupamento de material informático e de apoio às atividades, como adiante se especifica.

Mota de Emergência

Proponente: Cláudia Alexandra Vaz Campos Fernandes

A Mota de Emergência permite uma chegada mais rápida do primeiro socorro junto de quem dele necessita. A principal vantagem da mota em relação aos meios de socorro tradicionais é a sua agilidade no trânsito, permitindo um socorro precoce até à chegada de um meio diferenciado, destaca-se pela rápida deslocação dada as distâncias no nosso concelho. A carga da mota inclui um desfibrilhador automático externo (DAE), oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar. Tudo isto permite ao tripulante da mota a adoção das medidas iniciais, necessárias à estabilização da vítima, até que estejam reunidas as condições para o seu eventual transporte. Em alguns casos, a intervenção deste meio é a única necessária, dispensando a presença de uma ambulância de socorro no local. A gestão de recursos humanos é facilitada porque a mota de emergência é tripulada apenas por um elemento tornando ainda mais eficaz e eficiente a rapidez de avaliação de vítima ligeira ou grave, para que os meios de emergência necessários sejam acionados ou desativados. A excelente mobilidade deste meio permite que tanto a população mais jovem como a mais adulta possam beneficiar de um socorro de célere e de qualidade.

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...