Quinchoso dos Bentos: uma típica casa transmontana, com um toque contemporâneo

Local

Situado na aldeia de Guilhado, o Quinchoso dos Bentos, um alojamento de turismo rural, promete a maior comodidade e conforto, num espaço composto por três habitações, com cozinhas equipadas, aquecimento, barbecue e forno a lenha. A localização, faz deste espaço um chamariz para aqueles que amam a natureza, caminhadas na montanha ou uns dias dedicados à pesca ou BTT.

Logo à entrada, salta à vista o antigo canastro de milho e a piscina moderna. É, precisamente, esta dicotomia entre o rústico e o contemporâneo que caracteriza o Quinchoso dos Bentos. É uma casa transmontana, com certeza, com a modernidade e conforto que um fim-de-semana de descanso carece.

Os proprietários, Paulo e Carla Alves, iniciaram esta aventura no turismo de habitação em 2017. Paulo adquiriu o Quinchoso, que era até então propriedade e parte da história da sua família materna.

“O Quinchoso foi herdado, mais tarde, por um tio meu. Foi aí que nós os dois conversamos a andamos a namorar a ideia de comprar a propriedade, de vir para cá e dar uma nova vida ao espaço. Depois de várias tentativas e algum esforço acabamos por conseguir comprar a casa ao meu tio”, contou Paulo.

Depois da propriedade adquirida veio o turismo rural. “Mais tarde, surgiu a ideia de metermos um projeto para iniciar aqui um turismo rural. Decidimos ser nós mesmos a desenhar todo o projeto, onde tentamos aproveitar o espaço ao máximo”.

Logo após a reconstrução da habitação, os anos que se seguiram têm sido feitos com turistas de todas as partes, que levam do Guilhado e do Quinchoso dos Bentos as melhores recordações.

“Às vezes nós até convivemos com os turistas que ficam aqui em casa. À noite acendemos as luzes no exterior e acendemos a braseira, onde acabamos por passar bons momentos”, acrescentou Carla Alves.

Um retomar à normalidade

Tal como todos os alojamentos, hotéis ou pensões, o Quinchoso dos Bentos foi fortemente abalado pela situação pandémica da Covid-19. Apesar dos meses de confinamento, onde não foi permitido abrir portas aos turistas, o casal proprietário está otimista para os meses de verão.

“O Quinchoso dos Bentos tem três casas com entradas independentes. Duas casas podem receber cinco pessoas e uma recebe três. Esta é uma vantagem em relação a outros alojamentos e também já temos o selo Clean&Safe”, explicaram.

Situado a cerca de 15 minutos da Barragem do Pinhão e a poucos quilómetros do Parque Natural de Pedras Salgadas, este alojamento de turismo rural trabalha essencialmente com as plataformas online Booking e Airbnb.

Em cada uma das plataformas, os comentários dos turistas que passaram pelo Quinchoso dos Bentos, enaltecem a hospitalidade, conforto e bem-estar que esta casa lhes proporcionou.

Este é um refúgio silencioso, ótimo para descansar e aproveitar aquilo que de melhor Trás-os-Montes tem para oferecer.

Daniela Parente

Autor

Menu