Quinchoso dos Bentos: uma típica casa transmontana, com um toque contemporâneo

Data:


Situado na aldeia de Guilhado, o Quinchoso dos Bentos, um alojamento de turismo rural, promete a maior comodidade e conforto, num espaço composto por três habitações, com cozinhas equipadas, aquecimento, barbecue e forno a lenha. A localização, faz deste espaço um chamariz para aqueles que amam a natureza, caminhadas na montanha ou uns dias dedicados à pesca ou BTT.

Logo à entrada, salta à vista o antigo canastro de milho e a piscina moderna. É, precisamente, esta dicotomia entre o rústico e o contemporâneo que caracteriza o Quinchoso dos Bentos. É uma casa transmontana, com certeza, com a modernidade e conforto que um fim-de-semana de descanso carece.

Os proprietários, Paulo e Carla Alves, iniciaram esta aventura no turismo de habitação em 2017. Paulo adquiriu o Quinchoso, que era até então propriedade e parte da história da sua família materna.

“O Quinchoso foi herdado, mais tarde, por um tio meu. Foi aí que nós os dois conversamos a andamos a namorar a ideia de comprar a propriedade, de vir para cá e dar uma nova vida ao espaço. Depois de várias tentativas e algum esforço acabamos por conseguir comprar a casa ao meu tio”, contou Paulo.

Depois da propriedade adquirida veio o turismo rural. “Mais tarde, surgiu a ideia de metermos um projeto para iniciar aqui um turismo rural. Decidimos ser nós mesmos a desenhar todo o projeto, onde tentamos aproveitar o espaço ao máximo”.

Logo após a reconstrução da habitação, os anos que se seguiram têm sido feitos com turistas de todas as partes, que levam do Guilhado e do Quinchoso dos Bentos as melhores recordações.

“Às vezes nós até convivemos com os turistas que ficam aqui em casa. À noite acendemos as luzes no exterior e acendemos a braseira, onde acabamos por passar bons momentos”, acrescentou Carla Alves.

Um retomar à normalidade

Tal como todos os alojamentos, hotéis ou pensões, o Quinchoso dos Bentos foi fortemente abalado pela situação pandémica da Covid-19. Apesar dos meses de confinamento, onde não foi permitido abrir portas aos turistas, o casal proprietário está otimista para os meses de verão.

“O Quinchoso dos Bentos tem três casas com entradas independentes. Duas casas podem receber cinco pessoas e uma recebe três. Esta é uma vantagem em relação a outros alojamentos e também já temos o selo Clean&Safe”, explicaram.

Situado a cerca de 15 minutos da Barragem do Pinhão e a poucos quilómetros do Parque Natural de Pedras Salgadas, este alojamento de turismo rural trabalha essencialmente com as plataformas online Booking e Airbnb.

Em cada uma das plataformas, os comentários dos turistas que passaram pelo Quinchoso dos Bentos, enaltecem a hospitalidade, conforto e bem-estar que esta casa lhes proporcionou.

Este é um refúgio silencioso, ótimo para descansar e aproveitar aquilo que de melhor Trás-os-Montes tem para oferecer.

Daniela Parente

Partilhar

Últimas

Artigos relacionados
Relacionado

Autarquia com selo de mérito pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais

O projeto da autarquia Aguiar Cuida foi reconhecido pelo...

Lançamento do Martelo: Joel Borges conquista medalha bronze em nacional sub-18

O atleta do CTM Vila Pouca de Aguiar, Joel...

Vila Pouca de Aguiar marca presença na Bolsa de Turismo de Lisboa 2024

Vila Pouca de Aguiar vai participar na Bolsa de...

Apresentado Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática foi apresentado a...